sexta-feira, 15 de abril de 2011

Planeta 51 (Planet 51)


Um dia comum como qualquer outro, as crianças brincam, os adultos se entretêm com seus deveres, porém toda rotina do cotidiano é rompida quando uma nave pousa no meio da cidade fazendo com que todos fiquem apavorados... Não! Não estou falando do filme O Dia Em Que a Terra Parou, mas da animação Planeta 51, onde o ser humano é o invasor num planeta alienígena.

Planeta 51 inverte a lógica dos filmes de ficção científica, onde desta vez não é o planeta Terra que é invadido por seres alienígenas. É a mesma história, contudo de outro ponto de vista. Joe Stillman que coroteirizou Shrek e Shrek 2 procura desenvolver a mesma inversão de papel que fez do ogro verde um herói dos contos de fadas. No entanto apesar da boa intencionalidade, Planeta 51 fica preso a previsibilidade e aos clichês que acabam cansando o filme.


O astronauta Capitão Charles ‘Chuck’ Baker é caricato demais, salvo em momentos que faz referências a outros filmes, aliás, esse é um dos pontos interessantes de Planeta 51. O enredo faz uma homenagem aos filmes de invasões alienígenas como O Dia Em Que a Terra Parou e Guerra dos Mundos, além de também fazer referências a Star Wars, Alien – O 8º Passageiro e E.T. – O Extra-Terrestre.

Planeta 51 é uma produção do estúdio espanhol Ilion Animations Studios, dirigido por três diretores espanhóis - Jorge Blanco, Javier Abad e Marcos Martínez. No entanto os três não conseguem fugir da previsibilidade e algumas piadas farão mais sentido se o público, no caso as crianças, já tivesse assistido a algum dos filmes de ficção cientifica que Planeta 51 satiriza.

Em termos de animação Planeta 51 é impecável. O filme é bem produzido e possui uma excelente caracterização. O planeta remete aos Estados Unidos da década de 1950, claro que mais tecnológico. E esse designer não é gratuito já que esse período que serviu de modelo a caracterização do planeta de fato foi marcado pela paranóia de uma provável invasão alienígena, tema que foi explorado no cinema em filmes como O Dia Em Que a Terra Parou (1951) e Guerra dos Mundos (1953). Com certeza Planeta 51 vale pelo excelente trabalho visual, mas poderia ter sido bem melhor se não fosse tão previsível.

Diretor: Jorge Blanco, Javier Abad e Marcos Martínez
Elenco: Vozes originais: Dwayne Johnson, Seann William Scott, Jessica Biel, Justin Long, Gary Oldman, John Cleese.
Produção: Peter D. Graves, Jose A. Rodriguez, Michael Ryan
Roteiro: Joe Stillman
Trilha Sonora: James Seymour Brett
Duração: 91 min.
Ano: 2008
País: Espanha/ Inglaterra
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Ilion Animation Studios
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário