“Nojento!” Essa seria uma palavra que definiria muito bem Planeta Terror, filme de Robert Rodriguez que procura fazer uma homenagem aos filmes de terror trash dos anos de 1970. Mas não pense que a definição de “nojento” é apenas usada num tom depreciativo, não, pelo contrário. Planeta Terror é um terrir com diversos momentos interessantes, mas que não agradaria com certeza as pessoas mais sensíveis.
Planeta Terror é um filme do projeto Grindhouse idealizado e executado por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. Originalmente Grindhouse é composto por mais outro filme, À Prova da Morte, de Quentin Tarantino. Diferentemente do que aconteceu nos EUA, onde os dois filmes eram vistos pelo preço de um, Planeta Terror e À Prova da Morte foram distribuídos separadamente mundo a fora.
A história do filme é bem básica (como não poderia deixar de ser): uma população é infectada por um composto tóxico desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos a ser utilizada nas guerras do Oriente Médio e acaba transformando as pessoas em zumbis, que no filme não são mortos-vivos como o de costume. Logo, um grupo de sobreviventes fará de tudo para fugir desse inferno e encontrar um lugar seguro para viver.
Se a história parece simples, simples não é a forma como Robert Rodriguez a conta. Utilizando de todos os recursos para ambientar seu filme como uma produção B dos anos de 1970, Rodriguez apela para todos os clichês, frases prontas e exageros que tem a mão. Começando pelo grupo de sobreviventes que se mostra o mais diversificado possível: o xerife da cidade e seu irmão churrasqueiro, babás gêmeas, uma anestesista, um sucateiro e uma stripper de perna amputada que no lugar usa uma metralhadora!
Daí pra frente é uma exposição de cenas nojentas que exploram o gore que literalmente fazem espirrar todo tipo de coisa gosmenta na cara do telespectador. Para os fãs do gênero, Planeta Terror é um prato cheio de cenas bizarras e violentas, mas chegam a cansar àqueles que não apreciam esse tipo de cinema que Robert Rodriguez e Quentin Tarantino estão acostumados a fazer.
título original:Planet Terror
gênero:Terror
duração:1 hr 37 min
ano de lançamento: 2007
estúdio: Dimension Films / Rodriguez International Pictures / Troublemaker Studios
distribuidora: Europa Filmes
direção: Robert Rodriguez
roteiro: Robert Rodriguez
produção: Elizabeth Avellan, Robert Rodriguez, Quentin Tarantino e Erica Steinberg
música: Graeme Revell e Carl Thiel
fotografia: Robert Rodriguez
Nenhum comentário:
Postar um comentário