sábado, 30 de julho de 2011

Contra o Tempo (Source Code)


Em tempos de ameaça terrorista a melhor arma de defesa seria aquela capaz de antecipar as ações do inimigo de uma forma precisa. Mesmo que tal arma não fosse capaz de impedir ataques ela poderia mostrar os padrões do próximo alvo e dessa forma impedir que mais vidas inocentes fossem tiradas. Pelo menos é isso que Hollywood vem nos mostrando.

Mas a forma de se chegar a uma conclusão satisfatória é um resultado intrigante que pode ser visto em Contra o Tempo, filme de ficção cientifica dirigido pelo inglês Duncan Jones com roteiro de Ben Ripley.


Na trama, Jake Gyllenhaal é o militar Stevens que mesmo sem saber é cobaia numa experiência antiterrorista ultrassecreta do governo americano. Essa ferramenta é capaz de jogar Stevens oito minutos antes que um desastre aconteça, durante esse tempo o militar deve procurar padrões que possam impedir que um novo atentado terrorista ocorra. Caso a missão fracasse, não tem importância, Stevens volta a reviver esses oito minutos tantas vezes for necessário.

O enredo é inteligente e faz com que o filme não se torne cansativo apesar de repetir os mesmos 8 minutos. É interessante perceber a evolução de Stevens a cada vez que ele é forçado a reviver a mesma situação, por vezes motivada pela afeição que acaba tendo por Christina (Michelle Monaghan).

Outro destaque em Contra o Tempo é a presença de Vera Farmiga que traz veracidade a sua personagem, a oficial Collen Goodwin. Ela torna-se a ponte entre a experiência vivida por Stevens e o que de fato vem acontecendo. Goodwin fica numa situação desconfortável, pois só pode informar a Stevens aquilo que lhe é permitido saber.

Contra o Tempo possui dosagens certas de ficção cientifica, suspense e ação mesmo que a trama conduza a um final bastante previsível e no estilo de Hollywood. É só conferir, pois a diversão está garantida.

NOTA: 8,0

título original:Source Code
gênero:Ação
duração:1 hr 33 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Summit Entertainment | Vendome Pictures | The Mark Gordon Company
distribuidora: Summit Entertainment (EUA) | Imagem Filmes (Brasil)
direção: Duncan Jones
roteiro: Ben Ripley
produção: Mark Gordon, Jordan Wynn e Philippe Rousselet
música: Chris Bacon
fotografia: Don Burgess
direção de arte: Pierre Perrault

Nenhum comentário:

Postar um comentário