Está aí um filme em que quanto menos se sabe dele, melhor. Imagine você indo assistir O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan e já sabendo o final, não teria graça nenhuma. Existem filmes que ao comentarmos somos compelidos a contar logo o final, pois é o melhor momento de toda uma trama intricada e tensa. A Órfã é um desses filmes.
Não se preocupe, não irei dizer nada revelador aqui, mas gostaria de chamar a atenção para este filme. Se você gosta de filmes de suspense tensos – assim como eu – essa é uma história que não pode ficar de lado. Sua premissa não é nada original: “quem é o estranho que colocamos dentro de casa?” Vários filmes já foram construídos a partir dessa pergunta, mas A Órfã tem o mérito de ter uma trama onde a tensão é crescente, sem decepcionar o seu público.
Jaume Collet-Serra em alguns momentos recorre a velhos clichês do gênero, como a imagem de alguém que aparece de repente no espelho ou a trilha sonora que em momentos dá susto, mas não abusa deles. O grande destaque do filme é a sua história que vai crescendo em tensão e suspense, onde a crueldade da personagem principal vai vindo à tona e nós ficamos loucos para saber qual é o segredo que ela tanto guarda por trás do seu rosto inocente e de suas tiras pretas.
Isabelle Fuhrman, responsável por interpretar Esther, a órfã em questão, arrasa com sua performance. Geralmente usar crianças em filmes de suspense ou terror é um elemento bastante recorrente em filmes desses gêneros, mas Esther com certeza já faz parte da galeria que reúne crianças assustadoras como as gêmeas Grady do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick; o pequeno Gage de O Cemitério Maldito; Regan, de O Exorcista; e Damien, de A Profecia. Esther veio para ficar.
título original:Orphan
gênero:Terror
duração:2 hr 3 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Warner Bros. Pictures / Dark Castle Entertainment / Appian Way / Studio Babelsberg Motion Pictures / Studio Canal / DCP Orphan Productions / Don Carmody Productions
distribuidora: Warner Bros. Pictures
direção: Jaume Collet-Serra
roteiro: David Johnson, baseado em estória de Alex Mace
produção: Susan Downey, Leonardo DiCaprio, Jennifer Davisson Killoran e Joel Silver
música: John Ottman
fotografia: Jeff Cutter
Nenhum comentário:
Postar um comentário