sexta-feira, 10 de junho de 2011

Alexandria (Ágora)


Em Alexandria, Alejandro Amenábar nos mostra a faceta do fanatismo que se encontra em toda e qualquer religião, não importando o contexto e a época. O interessante é mostrar uma realidade diferente daquelas que estamos acostumados a ver nas aulas de História: a perseguição aos cristãos. No filme, vemos o outro lado, dos cristãos que foram implacáveis com os pagãos na expansão do cristianismo.

No entanto o filme mostra o cristianismo como uma religião de escravos e desprotegidos, mas sabemos que não apenas foi assim. As discussões sobre religião pontuam o filme. Num primeiro momento são os conflitos entre cristãos e pagãos, noutro são cristãos contra judeus. Os conflitos não param... até hoje.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

X-Men: Primeira Classe (X-men: First Class)


Os super-heróis da Marvel invadem os cinemas em 2011. Produzidos pelo próprio estúdio da Marvel já foi lançado Thor e em breve chega ao cinema Capitão América. Esses filmes servem como prelúdio para outro projeto mais ousado da Casa das Ideias: Os Vingadores que deve chegar aos cinemas para o ano. No entanto Thor e Capitão América não são os únicos a marcar presença nas salas de cinema esse ano, pela Twentieth Century Fox e com direção de Matthew Vaughn Professor X e a sua turma de mutantes tem sua origem contada em X-Men: Primeira Classe que busca dar novo gás a série iniciada por Bryan Singer em 2000. E consegue.

A história ocorre na década de 1960 e aproveita o contexto da Guerra Fria para dar mais tensão ao filme. X-Men: Primeira Classe mantém o mesmo discurso sobre os problemas dos mutantes no nosso mundo. Uma metáfora dos discriminados Do mundo real que foi bem construída nos dois primeiros filmes de Bryan Singer que, aliás, é produtor desse novo filme.